quarta-feira, 3 de março de 2010

Uma beleza do hoje...(?)

"Senhor, se te adoro por temor do Inferno, queima-me no Inferno, e se te adoro por esperança do Paraíso, exclui-me do Paraíso, mas se te adoro por ti mesmo, não me negues tua imortal formosura" (citação de Farid al-Din Attar, p. 147)

"OSVALDO FERRARI - Sim, em consequencia, Lucrécio propunha viver a vida da melhor maneira possivel, e nao se iludir com algo alem da morte, como bom seguidor de Epicuro.

JORGE LUIS BORGES - Sim,(...) mas eu iria mais longe, diria que esperar uma recompensa ou temer um castigo é algo imoral, porque se voce agir bem porque será recompensado, ou pelo temor a ser castigado, nao sei até que ponto a sua boa açao é uma boa açao, nao sei até que ponto isso é ético. Eu diria que nao, que se tememos castigos e esperamos recompensas, já nao somos homens éticos." (p. 154)

(BORGES, Jorge Luis. Sobre a amizade e outros diálogos. São Paulo: Hedra, 2009. )